quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Principais diferenças entre o Word e o Writer

Teclas
Word
Writer
CTRL+A
ABRIR
SELECIONAR TUDO
CTRL+B
SALVAR
NEGRITO
CTRL+C
COPIAR
COPIAR
CTRL+X
RECORTAR
RECORTAR
CTRL+V
COLAR
COLAR
CTRL+E
CENTRALIZAR PARÁGRAFO
CENTRALIZAR PARÁGRAFO
CTRL+F
ALINHAR À ESQUERDA
LOCALIZAR E SUSTITUIR
CTRL+G
ALINHAR À DIREITA
                
CTRL+J
JUSTIFICAR PARÁGRAFO
JUSTIFICAR PARÁGRAFO
CTRL+N
NEGRITO
NOVO DOCUMENTO
CTRL+S
SUBLINHADO
SALVAR
CTRL+I
ITÁLICO
ITÁLICO
CTRL+L
LOCALIZAR
ALINHAR À ESQUERDA
CTRL+O
NOVO DOCUMENTO
ABRIR DOCUMENTO
CTRL+P
IMPRIMIR
IMPRIMIR
CTRL+Q
ALINHA À ESQUERDA TAMBÉM
SAIR DO DOCUMENTO
CTRL+R
REFAZER
ALINHAR À DIREITA
CTRL+Y
IR PARA  PÁGINA
REFAZER
CTRL+Z
DESFAZER
DESFAZER


Outra grande diferença entre o Word e o Writer está na criação de PDF, onde no Word seria necessário instalar um plugin para exportar como PDF, já o Writer contém essa função em suas ferramentas.

Comparando o Writer e o Word

TECLAS DE ATALHO CLASSIFICADAS POR MENUS
A grande facilidade da memorização das teclas do Writer está no fato de a maioria das teclas de atalho serem associadas aos nomes dos comandos em inglês (que eu coloco na forma de dica)...
Vamos a elas...

MENU ARQUIVO
ATALHO NO WORD
NOVO = CTRL + O
ABRIR = CTRL+A
SALVAR = CTRL+B
IMPRIMIR = CTRL+P
FECHAR = CTRL+W ou CTRL+F4
SAIR = ALT+F4
ATALHO NO WRITER (Dica)
NOVO = CTRL+N (New)
ABRIR = CTRL+O (Open)
SALVAR = CTRL+S (Save)
IMPRIMIR = CTRL+P (Print)
FECHAR = CTRL+W ou CTRL+F4
SAIR = ALT+F4 ou CTRL+Q (Quit)

As características típicas dos Editores de Textos

As características típicas dos editores de texto

A maioria dos editores de texto fornecem métodos para copiar e mover texto dentro do arquivo, ou entre os arquivos.
Editores de texto frequentemente fornecem recursos básicos de formatação, como quebra de linha, auto-indentação, a formatação de ponto lista, formatação de comentário, entre outros.
Tal como acontece com os processadores de texto, os editores de texto iram fornecer uma maneira de desfazer e refazer a última edição. Muitas vezes, especialmente com os editores de texto mais velhos, só há um nível de editar a história lembrada e sucessivamente, emite o comando de desfazer só "alternar" a última alteração. Os editores de textos mais modernos ou mais complexos fornecem geralmente uma história de múltiplos níveis tais que permitem o comando de desfazer repetidamente irá reverter o documento para as edições sucessivamente mais velhas. Um comando separado de refazer o ciclo de edições "frente" para as mudanças mais recentes. O número de alterações lembrado depende do editor e muitas vezes é configurado pelo usuário.

Ler ou fusão do conteúdo de outro arquivo de texto para o arquivo atualmente sendo editado. Alguns editores de texto oferecem uma maneira de inserir a saída de um comando emitido do shell do sistema operacional.
Alguns editores de texto avançados permitem enviar todas ou partes do arquivo que está sendo editado para outro utilitário e ler o resultado de volta para o arquivo no lugar das linhas "filtradas". Esta por exemplo é útil, para classificar uma série de linhas em ordem alfabética ou numericamente, fazer cálculos matemáticos, e assim por diante.
Outra característica útil de muitos editores de texto é destaque de sintaxe, onde o editor pode reconhecer ou ser instruídos que você está escrevendo uma linguagem específica, como HTML ou C++, e pode codificar o seu código de cores para você, para quebrar o texto e identificar facilmente tags, etc.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Writer


Writer

OpenOffice.org Writer 3.0 rodando no Linux
Desenvolvedor
Sun Microsystems e OpenOffice.org
Versão estável
3.1
Sistema Op.
Microsoft Windows, Linux, Mac OS X e Solaris
Gênero
Processador de texto
Licença
Software livre
Portal das Tecnologias de informação
Ver


Conceito: é um processador de texto multiplataforma de código aberto, originalmente desenvolvido pela Sun Microsystems, formando parte da sua suíte comercial StarOffice e distribuído gratuitamente nas suítes OpenOffice.org, BrOffice.org e NeoOffice. É compatível com a maioria dos programas similares, como o Microsoft Word e o Corel WordPerfect, podendo exportar nativamente nos formatos HTML, XML e PDF.
Até a versão 1.1.5 o OpenOffice ainda não possuía grandes atrativos visuais, a partir da versão 2.0 o OpenOffice assumiu um nível de maturidade e não fica devendo nada ao conhecido Microsoft Word, já que é compatível com seus documentos e é tão ou mais fácil de usar.
O Writer é um editor de textos altamente equipado. O software traz várias novidades ao usuário que já se habituou com o Word da Microsoft, por exemplo. Com aparência moderna o Writer é uma alternativa de editor de texto com grande capacidade e diversidade que permite o uso direto de planilhas, apresentações, banco de dados, importação e exportação de arquivos e acesso à internet.
Além disso, suas ferramentas são simples e diretas, permitindo a execução rápida de operações básicas, como formatação e alinhamento.
O Writer tem suporte à criação de etiquetas, imagens, objetos OLE, assinaturas digitais, hiperlinks, formulários, marcadores e folhas de estilo, assim como a macros, que podem ser escritas em JavaScript, Perl, Python ou Basic. Também tem suporte a senhas e gravações do mesmo documento. Está presente tanto no projeto OpenOffice como no BrOffice.
Ele é simples o bastante para se digitar um pequeno texto e, ao mesmo tempo, poderoso o suficiente para se criar livros inteiros, incluindo diagramas, tabelas, índices, referências cruzadas, esquemas complexos de numeração de parágrafos e páginas, etc.

Microsoft Word e Writer

Microsoft Word e Writer

São dois excelentes editores de texto, fácil de se manuzeia e bastante utlizados atualmente. Vejamos entre outras coisas, suas principais características.


Microsoft Word



Microsoft Word
Desenvolvedor
Microsoft
Versão estável
12.0.6535.5002 (Windows), 2008 (Mac OS X)
Sistema Op.
Microsoft Windows, Mac OS X, Linux (via Wine)
Gênero
Processador de texto
Licença
Microsoft EULA
Website
  • [1]
Portal das Tecnologias de informação


Conceito: é um processador de texto produzido pela Microsoft. Foi criado por Richard Brodie para computadores IBM PC com o sistema operacional DOS em 1983. Mais tarde foram criadas versões para o Apple Macintosh (1984), SCO UNIX e Microsoft Windows (1989). Faz parte do conjunto de aplicativos Microsoft Office. O Word também roda no Linux, através da camada de compatibilidade Wine.
O Word é um dos processadores de texto mais complexos do mercado. Sua função é a manipulação total de ediação de textos. Devido à sua importância e facilidade de uso, é a ferramenta preferida dos usuários.
Além de possuir todas as principais funções de um editor de texto. A partir do Word 2000 conseguimos ver a maioria das novidades. Entre elas estão, a ajuda mais simples, a correção ortográfica bem mais completa que nas versões anteriores , a interatividae com a Internet, os recursos de rede e os recursos do Painel de tarefas.

Tipos de Editores de Texto

Tipos de editores de texto

São vários os editores de textos, alguns são pequenos e simples, enquanto outros oferecem uma ampla e complexa gama de funcionalidade. Por exemplo, Unix e sistemas operacionais Unix-like têm o editor vi (ou uma variante), mas muitos também incluem o editor Emacs. Sistemas Microsoft Windows vêm com o Bloco de notas muito simples, embora muitas pessoas, especialmente programadores preferem usar um dos muitos outros editores de texto do Windows com mais recursos. O Macintosh da Apple com seu clássico Mac OS tinha um editor nativo o SimpleText, que foi substituído no OSX pelo TextEdit. Alguns editores, como o WordStar, têm modos de operação dual permitindo-lhes ser um editor de texto ou um processador de texto.

O que são?

Editores de texto


Conceito: É um aplicativo de edição de arquivos ou ficheiros de textos, e que  geralmente são equipados com sistemas operacionais ou pacotes de desenvolvimento de software e, pode ser usado para alterar arquivos de configuração e linguagem de programação de còdigo fonte.

Editores de Texto

Um editor de texto é um aplicativo usado para escrever e editar textos. E sem dúvida alguma, são um dos principais aplicativos em um computador. E se comparado com as antigas máquinas de escrever, são vários os benefícios e quando somadas as vantagens de um computador, cresce exponencialmente.

Hoje, pode se dizer que é praticamente indispensável para um computador , um bom editor de texto. É muito fácil percebermos as evoluções, as melhorias que os editores de texto conseguiram obter ao longo dos anos. Entre as evoluções destacam-se as funções de:

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Um editor de texto é um aplicativo usado para escrever e editar textos. E sem dúvida alguma, são um dos principais aplicativos em um computador.